segunda-feira, 3 de junho de 2013

Depoimento do Pérsio: Um conto



Um Conto


Já faz um bom tempo, desde que peguei um livro para ler sozinho, talvez eu devesse ter por volta de 8 ou 9 anos de idade, não lembro mais, o peso do tempo passado não me permite essas lembranças de tanto tempo atrás.


Lembro-me que foi uma aventura, não lembro o autor e nem o nome do livro, mas o título dessa estória era Zazá, e relatava as aventuras de uma menina chamada Zazá interagindo com os seres da natureza de onde ela morava, com figuras coloridas e bonitas, lembro vagamente da imagem de Zazá com sardas e cabelo preso como rabo de cavalo, havia espaços em branco para que completássemos escrevendo algo do que a imagem representava, as cores e as formas


Lembrando desse momento tão importante em minha vida, verifico com saudades a infância passada no interior de São Paulo, do ambiente caseiro, da vida calma e também da importância da professora que fez esse milagre: fazer eu ler e escrever. Já não lembro mais o seu nome, nem seu rosto, pouco me lembro da sala de aula ou dos colegas de classe, mas se hoje sou alfabetizado é graças a essa alma generosa que com certeza teve paciência de me ensinar a dar os primeiros passos na leitura e na escrita.


Recordo vagamente que na fase inicial dos primeiros conhecimentos, usávamos uniformes: um shorts azul e uma camiseta branca com o logotipo da escola. Brincávamos à hora do recreio, após comer o que mamãe havia preparado e colocado na lancheira, não faltava o leite com groselha.


Com certo esforço vou recordando que nas aulas de Língua Portuguesa, a professora começa a ler um texto e depois cada aluno continuava essa leitura em voz alta. Todos liam, gostávamos de ler e acompanhávamos a leitura, cada qual com o seu livro. Todos queriam ler, pois havia um sabor de triunfo em ler corretamente e não ser corrigido pela professora. Haviam os ditados, as cópias de livros a leitura silenciosa e as redações.


Não lembro mais o nome do grupo Escolar que abriu as portas para a minha alfabetização,mas a primeira leitura sozinho, essa eu não esqueço.

8 comentários:

  1. Sabe, eu sinto uma saudade imensa dos meus primeiros anos de escola, ainda me lembro o nome da escola Prof Amenaide Braga de Queiroz, onde aprendi a ler,quando escrevo estas palavras sinto o gosto da sopo que as tias faziam, lembro da cartilha Caminho Suave...Ah! que saudades.

    ResponderExcluir
  2. Quando fiz o comentário esqueci de me apresentar: profª Nair, estudei na escola Profºª Amenaíde Braga de Queiroz até os 9 anos. Gosto muito de ler, mas não sou boa para escrever.

    ResponderExcluir
  3. Conforme já dito. PARABÉNS lindo conto!!!!!

    Parabéns pelo blog.

    Abraços
    Kelly
    Professor Tutor

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Kelly, parabéns a todos nós.

    ResponderExcluir
  5. ola Persio gostei muito do seu conto,parabéns

    ResponderExcluir
  6. O primeiro livro que li foi capitães da Areia
    é um romance de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1937. O livro retrata a vida de um grupo de menores abandonados, chamados de "Capitães da Areia", ambientado na cidade de Salvador dos anos 30.Quando li era adolescente e o livro citava o menor abandonado e hoje nós nos deparamos com muitos deles nas ruas,hoje vejo quanto foi importante essa leitura na minha vida, pois desde adolescente me preocupo com o futuro de nossas crianças.

    ResponderExcluir
  7. quando escrevi que o primeiro livro que li foi capitães da areia esqueci de me apresentar sou prof: marlene Doreti,e gosto muito de ler .abraços

    ResponderExcluir